Red Hot Chili Peppers - «Blood Sugar Sex Magik»
Este não é apenas um álbum que gerou vários singles (Give it Away ou Breaking the Girl, além do incontornável Under the Bridge), consequência do sucesso comercial e reconhecimento público que trouxe à banda de Anthony Kiedis, Chad Smith, Flea e John Frusciante - e que levaria este jovem guitarrista e anterior fã das "malaguetas picantes" a tirar uma longa e decadente "licença sabática" dos RHCP. É também aqui, na minha opinião, que os Chilis (muito bem produzidos pelo mago Rick Rubin) atingem o auge criativo, fundindo o seu funk-metal enérgico com um sentido melódico em ponto rebuçado.
Não há músicas más nem mais-ou-menos neste disco; e algumas são verdadeiras pérolas.

Não há músicas más nem mais-ou-menos neste disco; e algumas são verdadeiras pérolas.
8 comentários:
Agora tambem tens discografia fundamental? Es pouco copião, és...
Todos nós temos uma discografia (e uma videoteca e uma livraria...) fundamental.
A piada é cruzá-las e discuti-las ;-)
Comprei este album recentemente por 0.99€.
Se o meu antigo ainda tocasse voltaria a comprar porque um album destes a esse preço é coisa que não acontece todos os dias.
Um album marcante dos meus 14 aninhos (penso eu...)
"Right or wrong
My song is strong
You dont like it
Get along
Say what I want
Do what I can
Death to the massage
Of the ku klux klan
I dont buy supremacy
Media chief
You menace me
The people you say
cause all the crime
Wake up motherfucker
And smell the slime..."
Sem dúvida um dos melhores álbuns dos RHCP e o que os lançou para a ribalta e mainstream... mas, para mim, o álbum que melhor caracteriza a essência e pureza dos RHCP (e o seu funk-punk) é o "Mother's Milk.
Sobre o tema, podem ver o post e comentários no nosso blog aqui:
http://speakleash.blogspot.com/2006/05/red-hot-chili-peppers.html
Abraço.
O "Mother's Milk" também está no top dos meus álbuns favoritos, e não só falando de RHCP.
Para mim este é o melhor album dos RHCP e é mesmo um must... no entanto é o ponto de viragem na carreira alternativa para uma prespectiva mais comercial, á semalhança de outras bandas Metallica - Black Album ; FNM - Angel Dust entre outros.
Ou seja neste album consegue-se agradar a Gregos e Troianos
Sem duvida alguma que Mother's Milk apresenta-se como o trabalho mais bem conseguido antes deste album e talvez o mais ao gosto dos fãs mais antigos...
Concordo com o calibre que se aclama a este disco. Desta vez não vou chatear ou contrariar a opinião dominante.
Contudo, tenho reservas quanto a apelidar de "decadente" os anos sabáticos de John Frusciante. Pensar que foi nesses tempos que cimentou a carreira a solo, impede que generalize esse seu naufrágio narcótico como meramente "decadente". Diria "socialmente decadente" e "criativamente libertador". Não conheço a fundo os Chili Peppers pós-One Hot Minute, nem pré-BSSM, mas arriscava-me a dizer que alguns Frusciantes ombreiam com os melhores Peppers, embora cultivem linguagens distintas.
Achei que devia honrar a presença em thread de dois fãs pioneiros em termos de fãs de Red Hot com um comment mais detalhado.
O autor do post era mais pioneiro em Helloween.
caro amigo,
não leio no comment aquilo que te interrogava, nem acho que cheguei a picar, tal como tinha admitido quando me perguntaste.
Parece-me apenas que mantenho o Frusciante solo em melhor conta. Mas isso é mesmo completamente pessoal e parte da minha verdade que pode não ter o que seja a ver com a Verdade.
Enviar um comentário